Resenha – Qualidade / Qualidade de Software
A qualidade surge quase de
maneira imperceptível, quando o ser humano se deparou com a busca por melhoria,
um fato muito simples, mas de grande valia desde os primórdios da raça humana
até os dias atuais, arriscaria dizer busca incessante que se estenderá a um
futuro distante.
Inicialmente os artesões produziam suas peças, ele desenvolvia todas as
etapas da produção de sua peça. Nesse momento entramos na Revolução Industrial
e devido ao avanço alcançado nas relações de trabalho surge a necessidade de se
produzir mais em menor tempo. Por mais que os trabalhadores fossem empenhados a
trabalharem por várias horas ainda sim eram insuficientes sendo assim surgem as
máquinas.
Como os seres humanos nunca ficam satisfeitos continua a busca de
melhorias, surgindo então a linha de produção, entendeu-se que quando se faz
muitas vezes a mesma coisa ganha-se agilidade e se produz mais em menos tempo.
Porém nem tudo é perfeito e essa pressa em produzir não permitia que se desse
importância a qualidade do que era produzido. Surge a necessidade de ter alguém
avaliando o que era produzido, alguém que identifica-se imperfeições.
Identificando quais peças tinham sido fabricadas com qualidade inferior ou
superior umas das outras.
Dessa forma inicia-se a evolução da qualidade.
Com dificuldades econômicas após a guerra o Japão procurava maneiras de
se reestruturar e encontra na área industrial um possível ponto de partida, esbarrando
na deficiência de recursos e encontra resistência no momento da exportação do
que era produzido, por não alcançar os padrões dos concorrentes ganhando fama
de fabricar produtos de baixa qualidade.
Preocupados em reverter este quadro, começam a investir com seriedade em
"Programas da Qualidade".
Com toda evolução surgem os questionamentos e para mensurar o conceito
de qualidade e variabilidade ainda na década de 20 foi desenvolvido pelo
estatístico norte-americano W.A. Shewhart, um sistema de mensuração de conceito
de qualidade e variabilidade, também o Ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Action),
que ficou conhecido como Ciclo Deming da Qualidade. Por que foi o W. E. Deming
professor/consultor renomado internacionalmente quem o divulgou.
Consultores como Deming e Juran foram levados ao Japão para disseminar
conceitos mais atualizados de gestão de empresas. E o resultado deste
investimento pode ser visto após um curto período de tempo. Os japoneses não só
conseguiram se igualar a seus concorrentes, mas suplantá-los em diversas áreas.
Conseguiu inclusive definir que qualidade não se implementa por meio de
programas e sim por meio de processos de gestão, utilizados com ferramentas
afim de atingir o nível de qualidade desejado. Inicialmente fora chamado de
"Programa da Qualidade" e posteriormente nomeado de "Gestão da
Qualidade Total".
A ferramenta utilizada nesse processo é chama de "Programa
5S". O nome 5S provém da primeira letra de cinco palavras em japonês:
seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke. Esses termos podem ser traduzidos
como: utilização (ou descarte), arrumação, limpeza, padronização (ou higiene) e
autodisciplina (um processo é permanente, tem duração indefinida).
Para este programa é aplicado um plano de ação chamado de 5W2H.
O termo qualidade pode ser utilizado nas mais diversas situações, o seu
significado nem sempre demonstra sua definição ou clareza com objetividade.
Definir qualidade é um verdadeiro desafio. É um assunto fundamental para
o crescimento das organizações, a qualidade, tanto em produtos quanto em
serviços, vem sendo tratada cada dia com mais seriedade, devido a concorrência,
de fato a qualidade é o que exalta o diferencial de um produto ou serviço este
diferencial atinge diretamente ou indiretamente a visão de quem analisa, aquilo
que se busca e o que se recebe, ou seja, identifico a qualidade naquilo que eu
busco ou aquele produto ou serviço me oferece mais do que eu busco.
A gestão da qualidade tem como objetivo a melhoria dos processos e o
controle de qualidade. As ações tomadas para reduzir os problemas e ou
incidentes que possa haver é o que traz a garantia da qualidade. São efetuadas
medições em busca do controle da qualidade que analisam se os requisitos estão
sendo respeitados e se os objetivos estão sendo alcançados.
Definição explícita da qualidade é fundamental para a qualidade de
software, é na fase de criação dos softwares que se garante a qualidade.
Para desenvolver bons projetos requer que todos estejam inteiramente
envolvidos nos processos de desenvolvimento do software.
É importante estar atento em todo o desenvolvimento e a pontos
primordiais a serem sempre vistos e revisados como: reduzir a quantidade de
trabalho repetido e na redução de custos além de estar sempre focado na questão
do tempo.
Em qualidade de software existem procedimentos essenciais como: revisões
técnicas formais, planos e procedimentos de testes. Estes testes garantem que
todos os erros sejam encontrados antes de se transformarem em defeitos.
Em software deve-se traçar um plano de garantia de qualidade e algumas
precauções deve ser tomadas:
Participação no desenvolvimento da descrição do
processo de software
Revisão das actividades de engenharia de
software para verificar o seu ajuste ao processo
Auditoria dos produtos desenhados para verificar
o seu ajuste com os definidos pelo processo
Garantir que os desvios sejam documentados e
geridos segundo o procedimento estabelecido
Registar o que não esteja ajustado aos
requisitos e reportá-lo
Revisões técnicas formais – a fim de descobrir
erros a nível lógico, funcional ou de implementação das representações do
software, verificar o cumprimento dos requisitos
Garantir o seguimento dos standards
Garantir um desenvolvimento uniforme
Facilitar a gestão dos projectos
Reuniões periódicas de revisões em grupo
Medidas importantes que jamais devem ser esquecidas:
Tempo Médio entre Falhas
Disponibilidade
Segurança
Correção
Facilidade de manutenção
Integridade
Facilidade de uso
Eficácia na eliminação de defeitos
Analisar falhas que podem produzir acidentes
È importante seguir as normas desde o inicio do desenvolvimento dos
softwares, quando se pensa em querer um software de qualidade isso é
imprescindível. Normas de software :
Normas
do software
ISO
9001 Quality systems – Standards for Quality Assurance in Design, Development,
Production, Installation and Service
ISO
9000-3 Guidelines for Application of ISO 9001 to the Development, Supply and
Maintenance of Software
ISO 9004-2 Quality
management and Quality System Elements
Na construção do software deve-se ter uma boa modelagem isso vai
interferir nas modificações posteriores, toda e qualquer alteração modificação
ou correção que seja necessária, assim como fez Leonardo Da Vinci com a obra de
arte Monaliza que levou anos para ficar pronta.
A qualidade interna dos software da-se a maneira como são feitas as
coisas, as práticas utilizadas deve-se pensar em qual melhor caminha a seguir
em vez de apenas pegar o caminho mais curto.
Os bons desenvolvedores devem sempre procurar melhorias sem ser
paranoicos, é importante saber o que é necessário modernizar e também a hora
certa de parar com tantas modificações.
Valorizar o tempo é imprescindível principalmente em desenvolvimento de
softwares.
Os testes são a ferramenta mais importante para os desenvolvedores, é
com eles que os desenvolvedores tem uma ampla visão do que pode ser
reformulado, descrever os testes é fundamental para alcançar a qualidade
interna, estes testes trarão segurança
quando se sente necessidade de refatorar códigos. Sem essa segurança este
procedimento é muito arriscado além de poder comprometer a qualidade.
Qualidade interna geralmente é analisada e avaliada apenas por
especialistas.
Qualidade externa é a usabilidade do software, a maneira como o software
é visto pelos seus usuários, a eles não importa saber estruturas de construção,
se importa apenas se o software faz o que ele necessita da maneira que ele
deseja.
O que é um software de qualidade? É o software que atende as
necessidades do usuário. Deve ter boa performance, ser confiável e fácil de
usar e apresentar condições de evolução para acompanhar a evolução de
requisitos eu seus usuários virão a solicitar.
Com esta disciplina ficou bem mais fácil avaliar um software, mesmo que
de modo bastante sucinto. Fica bem mais claro que não devemos apenas pensar se
o software faz o que necessitamos e sim que é importantíssimo saber se o
software terá condições de evoluir, de ser modificado. Pensar em qualidade
interna mesmo sem conhecimento na área como gestor é possível pedir uma
consultoria especializada antes de optar pelo software, sem a disciplina nós
muito provavelmente não teríamos essa noção.
Esta disciplina agrega e muito nosso conhecimento e nos leva a fazer uma
análise simples dos softwares que utilizamos em nosso trabalho e identificar se
há ou não qualidade neles.
E definitivamente é fácil concluir que realmente estamos vivendo na era
da qualidade! E que a cada dia ela será cobrada em tudo e ate mesmo de todos.
Resenha – Gestão de
Qualidade de Software
Gestão de Tecnologia da
Informação
Por: Erika AP Rodrigues 11/2012
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