sexta-feira, 23 de novembro de 2012




Resenha – Qualidade / Qualidade de Software


 A qualidade surge quase de maneira imperceptível, quando o ser humano se deparou com a busca por melhoria, um fato muito simples, mas de grande valia desde os primórdios da raça humana até os dias atuais, arriscaria dizer busca incessante que se estenderá a um futuro distante.
Inicialmente os artesões produziam suas peças, ele desenvolvia todas as etapas da produção de sua peça. Nesse momento entramos na Revolução Industrial e devido ao avanço alcançado nas relações de trabalho surge a necessidade de se produzir mais em menor tempo. Por mais que os trabalhadores fossem empenhados a trabalharem por várias horas ainda sim eram insuficientes sendo assim surgem as máquinas.
Como os seres humanos nunca ficam satisfeitos continua a busca de melhorias, surgindo então a linha de produção, entendeu-se que quando se faz muitas vezes a mesma coisa ganha-se agilidade e se produz mais em menos tempo. Porém nem tudo é perfeito e essa pressa em produzir não permitia que se desse importância a qualidade do que era produzido. Surge a necessidade de ter alguém avaliando o que era produzido, alguém que identifica-se imperfeições. Identificando quais peças tinham sido fabricadas com qualidade inferior ou superior umas das outras.
Dessa forma inicia-se a evolução da qualidade.
Com dificuldades econômicas após a guerra o Japão procurava maneiras de se reestruturar e encontra na área industrial um possível ponto de partida, esbarrando na deficiência de recursos e encontra resistência no momento da exportação do que era produzido, por não alcançar os padrões dos concorrentes ganhando fama de fabricar produtos de baixa qualidade.
Preocupados em reverter este quadro, começam a investir com seriedade em "Programas da Qualidade".
Com toda evolução surgem os questionamentos e para mensurar o conceito de qualidade e variabilidade ainda na década de 20 foi desenvolvido pelo estatístico norte-americano W.A. Shewhart, um sistema de mensuração de conceito de qualidade e variabilidade, também o Ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Action), que ficou conhecido como Ciclo Deming da Qualidade. Por que foi o W. E. Deming professor/consultor renomado internacionalmente quem o divulgou.
Consultores como Deming e Juran foram levados ao Japão para disseminar conceitos mais atualizados de gestão de empresas. E o resultado deste investimento pode ser visto após um curto período de tempo. Os japoneses não só conseguiram se igualar a seus concorrentes, mas suplantá-los em diversas áreas.
Conseguiu inclusive definir que qualidade não se implementa por meio de programas e sim por meio de processos de gestão, utilizados com ferramentas afim de atingir o nível de qualidade desejado. Inicialmente fora chamado de "Programa da Qualidade" e posteriormente nomeado de "Gestão da Qualidade Total".
A ferramenta utilizada nesse processo é chama de "Programa 5S". O nome 5S provém da primeira letra de cinco palavras em japonês: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke. Esses termos podem ser traduzidos como: utilização (ou descarte), arrumação, limpeza, padronização (ou higiene) e autodisciplina (um processo é permanente, tem duração indefinida).
Para este programa é aplicado um plano de ação chamado de 5W2H.
O termo qualidade pode ser utilizado nas mais diversas situações, o seu significado nem sempre demonstra sua definição ou clareza com objetividade.
Definir qualidade é um verdadeiro desafio. É um assunto fundamental para o crescimento das organizações, a qualidade, tanto em produtos quanto em serviços, vem sendo tratada cada dia com mais seriedade, devido a concorrência, de fato a qualidade é o que exalta o diferencial de um produto ou serviço este diferencial atinge diretamente ou indiretamente a visão de quem analisa, aquilo que se busca e o que se recebe, ou seja, identifico a qualidade naquilo que eu busco ou aquele produto ou serviço me oferece mais do que eu busco.
A gestão da qualidade tem como objetivo a melhoria dos processos e o controle de qualidade. As ações tomadas para reduzir os problemas e ou incidentes que possa haver é o que traz a garantia da qualidade. São efetuadas medições em busca do controle da qualidade que analisam se os requisitos estão sendo respeitados e se os objetivos estão sendo alcançados.
Definição explícita da qualidade é fundamental para a qualidade de software, é na fase de criação dos softwares que se garante a qualidade.
Para desenvolver bons projetos requer que todos estejam inteiramente envolvidos nos processos de desenvolvimento do software.
É importante estar atento em todo o desenvolvimento e a pontos primordiais a serem sempre vistos e revisados como: reduzir a quantidade de trabalho repetido e na redução de custos além de estar sempre focado na questão do tempo.
Em qualidade de software existem procedimentos essenciais como: revisões técnicas formais, planos e procedimentos de testes. Estes testes garantem que todos os erros sejam encontrados antes de se transformarem em defeitos.
Em software deve-se traçar um plano de garantia de qualidade e algumas precauções deve ser tomadas:
Participação no desenvolvimento da descrição do processo de software
Revisão das actividades de engenharia de software para verificar o seu ajuste ao processo
Auditoria dos produtos desenhados para verificar o seu ajuste com os definidos pelo processo
Garantir que os desvios sejam documentados e geridos segundo o procedimento estabelecido
Registar o que não esteja ajustado aos requisitos e reportá-lo
Revisões técnicas formais – a fim de descobrir erros a nível lógico, funcional ou de implementação das representações do software, verificar o cumprimento dos requisitos
Garantir o seguimento dos standards
Garantir um desenvolvimento uniforme
Facilitar a gestão dos projectos
Reuniões periódicas de revisões em grupo
Medidas importantes que jamais devem ser esquecidas:
Tempo Médio entre Falhas
Disponibilidade
Segurança
Correção
Facilidade de manutenção
Integridade
Facilidade de uso
Eficácia na eliminação de defeitos
Analisar falhas que podem produzir acidentes
È importante seguir as normas desde o inicio do desenvolvimento dos softwares, quando se pensa em querer um software de qualidade isso é imprescindível. Normas de software :
Normas do software
ISO 9001 Quality systems – Standards for Quality Assurance in Design, Development, Production, Installation and Service
ISO 9000-3 Guidelines for Application of ISO 9001 to the Development, Supply and Maintenance of Software
ISO 9004-2 Quality management and Quality System Elements
Na construção do software deve-se ter uma boa modelagem isso vai interferir nas modificações posteriores, toda e qualquer alteração modificação ou correção que seja necessária, assim como fez Leonardo Da Vinci com a obra de arte Monaliza que levou anos para ficar pronta.
A qualidade interna dos software da-se a maneira como são feitas as coisas, as práticas utilizadas deve-se pensar em qual melhor caminha a seguir em vez de apenas pegar o caminho mais curto.
Os bons desenvolvedores devem sempre procurar melhorias sem ser paranoicos, é importante saber o que é necessário modernizar e também a hora certa de parar com tantas modificações.
Valorizar o tempo é imprescindível principalmente em desenvolvimento de softwares.
Os testes são a ferramenta mais importante para os desenvolvedores, é com eles que os desenvolvedores tem uma ampla visão do que pode ser reformulado, descrever os testes é fundamental para alcançar a qualidade interna, estes testes  trarão segurança quando se sente necessidade de refatorar códigos. Sem essa segurança este procedimento é muito arriscado além de poder comprometer a qualidade.
Qualidade interna geralmente é analisada e avaliada apenas por especialistas.
Qualidade externa é a usabilidade do software, a maneira como o software é visto pelos seus usuários, a eles não importa saber estruturas de construção, se importa apenas se o software faz o que ele necessita da maneira que ele deseja.
O que é um software de qualidade? É o software que atende as necessidades do usuário. Deve ter boa performance, ser confiável e fácil de usar e apresentar condições de evolução para acompanhar a evolução de requisitos eu seus usuários virão a solicitar.
Com esta disciplina ficou bem mais fácil avaliar um software, mesmo que de modo bastante sucinto. Fica bem mais claro que não devemos apenas pensar se o software faz o que necessitamos e sim que é importantíssimo saber se o software terá condições de evoluir, de ser modificado. Pensar em qualidade interna mesmo sem conhecimento na área como gestor é possível pedir uma consultoria especializada antes de optar pelo software, sem a disciplina nós muito provavelmente não teríamos essa noção.
Esta disciplina agrega e muito nosso conhecimento e nos leva a fazer uma análise simples dos softwares que utilizamos em nosso trabalho e identificar se há ou não qualidade neles.
E definitivamente é fácil concluir que realmente estamos vivendo na era da qualidade! E que a cada dia ela será cobrada em tudo e ate mesmo de todos.


Resenha – Gestão de Qualidade de Software
Gestão de Tecnologia da Informação
Por: Erika AP Rodrigues   11/2012

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