domingo, 4 de dezembro de 2011


Os japoneses definem Benchmarking com a palavra dantotsu, que significa lutar para se - tornar o melhor do melhor.  
O Benchmarking surgiu em um momento de dificuldades financeiras. Em 1982, David T. Kearns assume as diretrizes da Xerox que passava por dificuldades na venda das copiadoras e descobre que os japoneses produzem copiadoras com custos bem menores, e conseguem ganhar mercado sem muito esforço. Kearns vai à busca de cortar custos de produção e implanta um plano de qualidade. Plano este que inicialmente é chamado de Liderança de Qualidade. Mais tarde vem a ser Benchmarking.
A Xerox chega a ser considerada um dos melhores exemplos de implantação e aplicação de Benchmarking.
No Brasil, o Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina foi pioneiro nas atividades de benchmarking, tudo começou quando o Instituto faz parceria com a IMD (Internacional Institute for Management Development). O instituto conseguiu demonstrar a tecnologia às empresas brasileiras transparecendo a realidade.
O benchmarking é um processo ou técnica de gestão. Buscando o aprimoramento e o desenvolvimento, efetuando comparações e avaliações. Os resultados destes processos resultam nas possíveis correções e melhorias, de um modo geral viabilizará tudo que poderá trazer benefícios.
A prática de Benchmarking tem produzido resultados impressionantes. Com este processo estratégico é possível encontrar e superar empresas concorrentes de todos os ramos. Já na área da tecnologia empresas renomadas mundialmente o praticam, fazendo com que aumente cada vez mais a concorrência e a qualidade dos equipamentos e softwares. Quem mais ganha com isso é o usuário.
Tipos de benchmarking.
Benchmarking Estratégico: Analisar competências em busca de boas práticas afim de melhores estratégias.
    Benchmarking Competitivo: Envolve empresas do mesmo setor, efetuando comparações em busca de superação.
      Benchmarking Processo: Utilizado por empresas que realizam trabalhos ou serviços semelhantes, busca aperfeiçoar processos essenciais.
         Benchmarking Genérico: Utilizado por empresas de diferentes sectores em busca melhorias em seus processos ou atividades de benchmarking.
           Benchmarking Interno: Utilizado pela empresa internamente (várias unidades ou filiais) situada em diferentes locais em busca de aprimorar sua rede interna.
               Benchmarking externo: Utilizado pela empresa busca aprimoramento de organização de suas práticas.
                 Benchmarking Internacional: Utilizado por empresas que procuram parceiros da prática fora de seu país.
                  Alguns softwares para benchmarking. 
                ·        Unigine Heaven Benchmark
                ·        Domain Name Server Performance Benchmark
                ·        Open CPU Benchmark
                ·        Auslogics Benchtown
                ·        Nova Bench
                ·        Hyper PI
                ·        Super PI
                ·        Prime 95
                ·        Everest
                ·        Bytemark benchmark suite
                ·        HWiFO32
                ·        Cpu Mark
                ·        InfoTool
                ·        CPU-Z
                ·        PC Wizard
                ·        Street Figther IV Benchmark

                Por: Erika Rodrigues

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